Como agendar post no Instagram usando o Estúdio de Criação do Facebook

Como agendar post no Instagram no Estúdio de Criação

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Para quem trabalha com mídias sociais, conhece o desafio de ter que fazer uma postagem de Natal sem estar trabalhando no Natal.

E fica a dúvida: será que no meio da ceia eu saio da mesa com a minha família e publico um “Feliz Natal” ou apelo para os programas de terceiros que fazem as postagens agendadas?

Muitas vezes a segunda opção é a escolhida, mas acontece que nem sempre elas funcionam da melhor maneira e erros podem ocorrer, como atrasos de postagem e até mesmo recursos limitados.

Os problemas de agendamento de postagem no Instagram acabaram

Agendamentos de postagem no Facebook já eram permitidos há muito tempo, mas quem precisava agendar posts no Instagram ainda sofria. Só que no final do ano passado (2019) o Facebook anunciou a ferramenta de agendamento de postagem dentro da própria plataforma para conteúdos e IGTV no Instagram. É o Estúdio de Criação que, logo que foi lançado, era encontrado apenas na versão web, mas agora ele já está disponível para gerenciar as redes na palma da mão, na versão Android e iOS.

Vale lembrar que essa nova funcionalidade está disponível dentro do Estúdio de Criação e não no aplicativo Instagram, e essa atualização serve apenas para contas comerciais.

Benefícios do Estúdio de Criação

Por ser uma plataforma do próprio Facebook, o Estúdio de Criação é gratuito, ou seja, você não precisa pagar para usar ferramentas externas para agendamento de postagens.

O Estúdio de Criação vem para facilitar a vida de agências e social medias que cuidam de várias contas nas redes sociais do Mark Zuckerberg. Com a versão para smartphone, você tem o benefício de receber as notificações e gerenciar os perfis no seu celular de onde estiver.

Dentre os benefícios, está a possibilidade de responder comentários e mensagens dos usuários, editar publicações e monitorar o engajamento das postagens. A ferramenta também permite fazer um teste de transmissão ao vivo antes de compartilhar com os seguidores.

Como usar o Estúdio de Criação?

Agora que você já conhece um pouco do Estúdio de Criação, que tal aprender sobre como usar essa ferramenta que vai ser sua melhor amiga a partir de hoje?!

Acesse o Estúdio de Criação pelo link business.facebook.com/creatorstudio, ao acessar pela primeira vez, vai ser necessário configurar o Estúdio vinculando as páginas que você gerencia

Tela inicial do Estúdio de Criação
Tela inicial do Estúdio de Criação

Depois conecte a conta do Instagram na páginas das empresas que você gerencia que estejam ligadas a uma conta no Facebook

Conecte as contas do Instagram no Estúdio de Criação
Conecte as contas do Instagram no Estúdio de Criação

Depois de tudo conectado, você poderá criar uma publicação clicando no botão CRIAR PUBLICAÇÃO e escolha se essa publicação irá para o feed do Instagram ou IGTV

Como agendar post no Instagram usando o Estúdio de Criação do Facebook 1

Escolha a conta na qual você deseja publicar

Como agendar post no Instagram usando o Estúdio de Criação do Facebook 2

Depois disso é só seguir o que você deverá colocar em cada caixinha (texto, imagem, etc). Você pode carregar um novo arquivo ou escolher uma postagem que já esteja publicada no Facebook.

Como agendar post no Instagram usando o Estúdio de Criação do Facebook 3

Imagem e texto adicionados, agora você pode escolher de quer publicar no exato momento ou programar a publicação

Como agendar post no Instagram usando o Estúdio de Criação do Facebook 4

E está pronto! Não precisa mais se preocupar com esfriar o chester na ceia do Natal para fazer aquela postagem.

Para o IGTV, é só seguir a mesma recomendação, só clicar em IGTV na hora de criar a publicação.

Depois da publicação postada, dá para acompanhar o desempenho dela e analisar as métricas.

A ferramenta não vale para stories – ainda! Salva nós, Mark.

Muito fácil e longe de ser um bicho de sete cabeças, não é?! Quem trabalha com marketing digital irá poder aproveitar muuuuuito essa ferramenta. Já estava na hora do Facebook lançar algo nesse modelo para auxiliar as empresas, visto que hoje os anúncios nas redes sociais vêm ganhando cada vez mais anunciantes e as mídias tradicionais perdendo espaço.

E você, utiliza alguma plataforma externa para agendar posts no Facebook e Instagram? Se sim, conte para nós nos comentários qual ferramenta vem salvando você.

Mas e agora que você aprendeu a usar o Estúdio de Criação, vai migrar seus agendamentos de postagem para ele? Depois nos conta como foi a sua experiência!

Gostou dessa matéria? Comente sobre a sua opinião!

Anúncio

Ultimas noticias

Pesquisar