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Como fazer sua primeira campanha de e-mail marketing usando o MailChimp

Como fazer sua primeira campanha de e-mail marketing usando o MailChimp

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Se um dia você precisou enviar um e-mail marketing e buscou no Google uma ferramenta para fazer isso, certamente o Google indicou o MailChimp como o primeiro resultado da busca. O MailChimp é uma plataforma de envio de e-mail marketing fácil de usar, sendo uma das mais populares entre as agências de publicidade.

Conheça mais como o MailChimp pode ajudar você!

O que é o MailChimp

A ferramenta de envio de e-mail marketing MailChimp vai muito além do que a sua principal função promete. Nela, também é possível gerenciar o Google Ads e posts no Instagram e Facebook, o que torna o MailChimp uma ferramenta de marketing.

Com o objetivo de quebrar os paradigmas complexos de softwares de envio de e-mail, Ben Chestnut e Dan Kurzius desenvolveram o MailChimp depois de serem demitidos de seus empregos corporativos. Na época (2001), ambos foram trabalhar em uma agência de web design e, para gerar uma grana extra, desenvolveram a plataforma como um projeto paralelo.

O projeto deu tão certo que logo o MailChimp se tornou de paralelo para suas únicas fontes de renda. E de lá para cá deu um salto gigantesco, contando hoje com mais de 20 milhões de usuários.

Dá para usar o MailChimp gratuitamente

O MailChimp disponibiliza a versão gratuita, excelente para pequenas agências, ainda que seja com recursos limitados. Neste plano, dá para enviar até 10 mil e-mails por mês e cadastrar 2 mil contatos na sua lista de envios, aqui você terá o limite de 2 mil e-mails diariamente.

Além disso, a versão 0800 permite a escolha de um tipo de público e layout e relatórios básicos.

Se você quiser ir além no MailChimp e testar a opção de anúncios para Facebook e Instagram deverá tomar cuidado, já que eles podem aplicar taxas adicionais, mesmo que seja a versão gratuita.

Caso você precise enviar mais de 2 mil e-mails por dia, eles oferecem outras opções de plano como o Essentials, Padrão e Premium, onde existe a possibilidade de criar uma lista com mais públicos e testes A/B, programar campanha de e-mails e ter acesso ao suporte 24h por dia (muito útil, caso alguma coisa na campanha dê errado e você precise de uma mãozinha).

Qual a vantagem de enviar e-mails pelo MailChimp?

Não apenas uma vantagem, mas várias. A primeira é que é uma ferramenta gratuita para quem não precisa de muitos envios diários.

Outra vantagem é a simplicidade que o MailChimp oferece aos usuários, nada de templates complicados, muito pelo contrário, é uma ferramenta muito fácil de mexer até para quem não entende bulhufas de design.

Mais uma vantagem é que, além de eles oferecerem várias opções de templates criativos, é possível personalizar o design deles da forma que você achar que seu público vai reagir melhor ao e-mail.

A forma de importar os contatos também conta muito, basta importar de arquivos .csv ou .txt, ou ainda copiar e colar de um arquivo .xls.

E a taxa de entrega da ferramenta é incrível, cerca de 99% dos e-mails enviados são entregues aos destinatários.

Não poderíamos deixar de citar o mascote do MailChimp, que embora não tenha nada a ver com vantagem, representa exatamente o que a ferramenta tem para oferecer: simplicidade com muita simpatia!

Agora que você já conhece sobre o MailChimp, vem aprender como usar a ferramenta como estratégia na sua campanha.

Como usar o MailChimp para enviar e-mails gratuitamente

Para começar, é óbvio que deve-se criar uma conta. Então acesse o site do MailChimp. E cadastre suas informações.

Faça seu cadastro no mail chimp
Faça seu cadastro no mail chimp

Você receberá um e-mail para verificar a conta.

Depois da verificação, escolha o plano que você irá utilizar, que nesse caso será o gratuito.

Como fazer sua primeira campanha de e-mail marketing usando o MailChimp 1

Caso escolha algum plano pago, você deverá informar os dados de pagamento.

Após dados informados, o MailChimp irá te levar para uma página onde você vai informar mais a respeito do seu negócio (site, redes sociais e etc). Depois disso, você estará pronto para iniciar sua campanha.

Adicionando a lista de contatos

A lista de contatos é chamada de Audience no MailChimp, por isso, acesse o menu Audience para escolher qual a forma de importar os contatos, onde você poderá importar contatos de uma lista externa, sincronizar contatos de outra plataforma ou incluir contatos manualmente.

Lembrando que os arquivos para importação deverão estar no formato csv ou txt, ou para copiar e colar os contatos os arquivos deverão estar em xls ou xlsx.

Como fazer sua primeira campanha de e-mail marketing usando o MailChimp 2

Automaticamente o MailChimp irá excluir os contatos duplicados da sua lista.

Criando a campanha de e-mail marketing

Agora que você já tem seus contatos importados para a plataforma, vamos iniciar a campanha de e-mail marketing.

Para isso, clique no botão create ao lado da foto do seu perfil. Como nesse caso estamos criando uma campanha de e-mail, vamos clicar no ícone que se refere a ele.

Como fazer sua primeira campanha de e-mail marketing usando o MailChimp 3

Para:

Depois você pode ver que uma página bem intuitiva vai surgir. Então em “to” você deverá carregar a lista de contatos que você importou antes, já que aqui serão as pessoas que irão receber o e-mail.

De:

Todo destinatário possui um remetente, em “from” vamos adicionar o e-mail de quem a pessoa irá receber o e-mail ([email protected], por exemplo).

Assunto

Em subject você deverá escolher o assunto do seu e-mail. Dê preferência para assuntos bem chamativos e persuasivos, que levem a pessoa a abrir o e-mail. Se é uma promoção, já coloca o valor do desconto no assunto mesmo: MEGA LIQUIDAÇÃO DE INVERNO > 70% OFF.

Conteúdo

O conteúdo – content – é onde irá todas as informações sobre essa liquidação que você acabou de anunciar no assunto. Se terão peças selecionadas, a validade da promoção e etc.

O Mail Chimp irá apresentar alguns layouts prontos para você escolher (que são personalizáveis).

Como fazer sua primeira campanha de e-mail marketing usando o MailChimp 4

É bem fácil de personalizar da maneira que você quiser, você pode arrastar os elementos da forma que achar mais agradável aos seus olhos.

Basta seguir o layout pré-pronto para adicionar texto, imagens ou vídeos no seu e-mail.

Agora é só disparar o e-mail para o público!

Antes de enviar o e-mail, você deverá revisar se está tudo ok. Uma vez enviado, não dá para voltar atrás e ninguém quer mandar erros de digitação para o cliente, não é mesmo?!

Você também poderá enviar um e-mail de teste para alguém próximo para ver se está tudo ok com a campanha.

Depois disso, é só clicar em Send e prontinho. Só aguardar o público receber o e-mail.

Após o envio, você pode acompanhar quantas pessoas estão abrindo o e-mail.

Relatório da campanha do MailChimp

O MailChimp oferece um relatório bem simples, mas muito útil, para você monitorar quem está recebendo seu e-mail, se estão abrindo ele ou se algum endereço de e-mail está errado e retornando, e até mesmo quantas pessoas se descadastraram da sua lista.

Como fazer sua primeira campanha de e-mail marketing usando o MailChimp 5

Para acessar os relatórios, basta ir até o menu principal e clicar em Reports.

Agora que você já sabe criar sua campanha de e-mail marketing no MailChimp, que tal colocar em prática?!

Depois conta para nós nos comentários se você achou a ferramenta fácil de utilizar ou se teve alguma dificuldade.

Gostou dessa matéria? Comente sobre a sua opinião!

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