Como a nova atualização Google BERT vai impactar o seu site

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O Google gosta de causar um probleminha pra quem é desenvolvedor, e também pra quem é produtor de conteúdo para sites e blogs.

Mas não vemos estas alterações somente como prejudiciais para o mercado. Elas trazem atualizações importantes e significativas para o mercado, e estão cada vez mais voltadas a resolver o problema das pessoas, a entregar o conteúdo que elas realmente estão procurando.

Para você ter uma noção um pouco mais abstrata de como esta atualização é importante, ela será a maior mudança que o Google já fez em seu algoritmo, desde a publicação do codinome Rank Brain, que já comentamos em uma outra matéria: Como funciona o algoritmo do Google?

Este lançamento já tem 5 anos, e globalmente, vai afetar 1 a cada 10 buscas. No brasil, será ainda mais impactante, afetando 2 a cada 10 buscas.

Se o seu site tem um tráfego considerável, com certeza esta alteração vai impactar nos seus resultados de acessos, e se o seu site ainda não possui uma grande quantidade de visitantes, a partir do momento que começar a crescer, com certeza vai afetar.

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A inteligência artificial do Google vem evoluindo a cada atualização

O que é o Google BERT?

Basicamente, o Google ajustou os seus algoritmos, para compreender melhor o que as pessoas estão digitando em linguagem natural. As buscas de hoje são perguntas que precisam respostas, e o Google antes considerava os resultados como palavras separadas, ou a sua junção.

O nome BERT é uma sigla pra Bidirectional Encoder Representations from Transformers, que traduzido, significa Representações Codificadoras Bidirecionais de Transformadores.

É um nome bem estranho que só os programadores vão entender, mas faz todo o sentido quando é colocado em prática.

Quando você digita o código de uma peça no campo de busca do Google, ele retorna sites onde esta peça é vendida ou está disponível. Quando você digita uma equação de matemática, ele te retorna um resultado, e abre uma calculadora. Quando você começa a digitar uma palavra, baseado nas suas últimas pesquisas, o Google já auto completa a sentença pra você.

Existem diversas outras situações que o Google resolve pra você, mas isso ele já fazia antes dessa atualização BERT, então pra que mesmo veio essa atualização?

Ah, antes de finalizar esta seção sobre o nome, BERT também é o nome de um dos personagens da Vila Sésamo americana, aqui conhecido como Beto, mas coloquei isso como curiosidade pois a internet está utilizando este boneco pra representar essa atualização da Google.

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A internet não perdoa, nem quando é o Google

O Google BERT é útil mesmo?

O Google BERT é uma nova tecnologia de rede neural, desenvolvido e treinada internamente pelo Google, que vai aprimorar a leitura da linguagem natural, aquela que todo mundo escreve usualmente no buscador.

Antigamente para o Google, cada palavra era única, e também era avaliado o contexto, mas as junções (para, por, o, a, etc.) não interferiam na busca, mas fazem todo sentido para o significado completo da pesquisa.

Os exemplos aqui mostrados podem não demonstrar a realidade da sua busca, pois são fontes do Google para demonstrar como o novo algoritmo irá agir.

Para demonstrar essa mudança, a busca por “2019 brazil traveler to usa need a visa”, em livre tradução seria “2019 viajar brasil para eua precisa de visto”, a palavra to (para) é o elo de ligação dessa pergunta. Ela é importante para o significado da palavra.

Antes o Google não conseguia entender a importância dessa palavra, e retornaria resultado do oposto, de americanos querendo viajar para o Brasil.

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Na versão anterior, as preposições não eram analisadas

Com essa nova atualização, o contexto todo é analisado, e estas palavras de ligação também entram na busca, retornando resultados muito mais relevantes para quem está pesquisando.

Vamos avaliar outra pesquisa fornecida pelo Google: “do estheticians stand a lota t work”. Traduzido seria “esteticistas ficam muito tempo em pé no trabalho”. Olhe como ficaria o resultado antes do BERT, e depois da atualização:

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Novamente o BERT analisa as preposições, e entregam resultados muito mais apurados

Antes o Google interpretaria o contexto “em pé” também como “pé de” alguma outra coisa, e isso influenciava bastante a pesquisa, tanto que foi recomendado uma clínica de podologia para um resultado que nada tem a ver com o contexto.

Agora a expressão inteira faz sentido, e “em pé” entrou em um contexto de esforço físico, retornando resultados onde informa se a profissão, ou o trabalho, é cansativo.

Neste outro exemplo fica claro a diferença entre os algoritmos. No exemplo fornecido pelo Google para “Can you get medicine for someone pharmacy”, traduzido ficaria “você pode pegar remédios para alguém farmácia”, temos resultados muito mais precisos para este questionamento:

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A inteligência artificial vai em busca de resultados que vão responder as perguntas dos usuários

Foi a única mudança no algoritmo?

Analisar as preposições e as melhorias de contexto NÃO foram as únicas melhorias nesta atualização.

O Google BERT fez mudanças também nos chamados featured snippets, que são resultados rápidos para uma busca, que geralmente estão como posição zero nas pesquisas. São aquelas respostas definitivas pra uma pergunta.

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Um snippet é uma resposta definitiva para a pergunta

No exemplo fornecido pelo Google, para a busca sobre “Parking on a hill with no curb”, em tradução ficaria “estacionar em uma colina sem meio fio”, retornaria uma resposta totalmente contrária a pergunta.

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Na versão anterior, o buscador dava mais prioridade para as palavras “colina” e “meio fio”

Anteriormente, o buscador daria muita importância para a palavra “meio fio”, retornando um snippet de como estacionar em uma colina com meio fio, mas a preposição “sem” é quem define todo o sentido pergunta, alterando enormemente os resultados.

BERT x RankBrain

Ainda trazendo todas estas novidades e um salto na interpretação das perguntas, é muito importante colocar que o Rank Brain ainda não saiu de circulação.

Este algoritmo foi a primeira alteração a começar a utilizar inteligência artificial para melhorar os resultados de buscas, e também começou a incorporar as sugestões para completar as frases.

O Rank Brain faz a análise da pesquisa, mas também começou a fazer a análise dos conteúdos que os sites estão publicando nas páginas indexadas, para compreender qual o verdadeiro significado do conjunto de palavras, dentro de um contexto.

Então o BERT NÃO substitui o Rank Brain, mas sim, incorpora um complemento para entender o conteúdo das perguntas, e quando a ferramenta compreender que o algoritmo do BERT funciona melhor, para entregar resultados mais precisos, ele será utilizado.

O Google informou que em uma única busca, pode ser utilizado mais de um método para retornar os resultados, incluindo o BERT, para tentar entender melhor o que a pessoa está querendo solucionar.

Se você digita uma palavra com a grafia errada, o Google vai utilizar um, ou um conjunto de algoritmos, para encontrar a correção mais adequada para aquela palavra.

De outra forma, se uma palavra tem sinônimos, o Google também pode utilizar somente um, ou um conjunto destes algoritmos, para encontrar resultados que tenham esta semelhança.

Esta atualização é uma incorporação de mais uma ferramenta, que o Google vai utilizar para entender o que você está querendo dizer, e dependendo de qual será a sua pesquisa, ele pode utilizar todo o conjunto de algoritmos disponíveis, ou somente um deles, para entregar os resultados mais relevantes para responder o seu questionamento.

O que muda para o usuário?

Segundo a empresa, o BERT ainda está rodando somente na língua inglesa, e todos os treinamentos das inteligências artificiais foram feitos por enquanto, somente nesta linga.

Portanto, estima-se que para cada 10 pesquisas realizadas no Google atualmente, somente 1 será utilizada o BERT. Algumas pessoas estão estimando que quando isto chegar no Brasil, o impacto poderá ser maior, afetando 2 resultados para cada 10 buscas.

Muitas pessoas podem nem perceber que esta atualização entrou em vigor, mas ainda assim, 10% de todas as pesquisas, serão milhões de resultados, considerando que o Google recebe bilhões de perguntas todos os dias.

Esta alteração também será implementada em outras ferramentas populares do Google, como o YouTube e o Google Maps, mas ainda não existe previsão de quando esta alteração chegará para outros países, nem como isso será implementado.

O que eu tenho que fazer para me adequar ao Google BERT?

Existem algumas considerações a serem feitas, antes de você começar a produzir conteúdo para o seu site.

Basicamente, existem 3 tipos de consultas que as pessoas fazem no Google:

  • Informacional
  • Navegacional
  • Transacional

Uma consulta informacional é uma pesquisa onde a pessoa tem uma dúvida, e precisa de uma resposta para este questionamento. Se você tem alguma dúvida sobre como começar o marketing digital para a sua empresa, provavelmente a sua pergunta será “como começar meu marketing digital do jeito certo”.

A partir do momento que você tem alguns resultados em mãos, você começa a fazer pesquisas navegacionais, e então você pode ir aprofundando sua pesquisa para outras áreas, como por exemplo, “ferramenta para automatizar o marketing digital”.

Depois de coletar algumas boas respostas, você vai fazer uma pesquisa transacional, para assinar uma destas ferramentas de automação, como por exemplo, “valor assinatura anual ferramenta X”.

A principal alteração que está sendo considerada no BERT, é no topo de funil, onde estarão as pesquisas informacionais e as suas palavras-chave.

Então uma excelente oportunidade para ganhar ainda mais visitantes para seu conteúdo, é focar em conteúdos cada vez mais específicos e explicativos, com informações muito bem descritas, com textos longos, pois o algoritmo não foca no número de palavras, e sim na qualidade delas para a informação.

O que o Google deseja, é que os resultados mostrados para as pessoas, seja rico em qualidade, seja um conteúdo original, criado e desenvolvido pelos seus autores, que seja útil para quem está pesquisando, e também que chame a atenção.

Um exemplo para quem trabalha com ramo fitness, é que se você deseja informas as pessoas que possui um método de emagrecimento sem a necessidade de medicamentos, então o seu texto do conteúdo deve ter como base, a discussão de métodos alternativos aos já bastante divulgados, e não ficar falando sobre suplementos, shakes e pílulas, que são bastante semelhantes e medicamentos.

Você pode achar que suplementos e shakes não são medicamentos, e não vou entrar no mérito técnico aqui, de formulação química e tudo mais, o que eu quero te transmitir aqui, é que se no próximo ano o BERT evoluir ainda mais, as pessoas que realizarem esta busca, estarão procurando métodos mais naturais de emagrecimento, fora dos já tradicionalmente publicados. Então é uma previsão, e não uma constatação.

Quais as oportunidades com essa atualização?

Como já vimos antes, as oportunidades nessa nova atualização, estão na criação de conteúdos bastante específicos sobre determinados assuntos, com uma densidade muito grande de palavras-chaves.

Não se trata de escrever uma publicação com 50 mil palavras, explicando 20 coisas diferentes sobre o assunto, mas sim de escrever uma matéria para resolver uma determinada pergunta que você acredita que deve ser solucionada.

Em mais um exemplo, temos o seguinte questionamento “what is it like to be in the olympics”, traduzido seria “Como é ir para às olimpíadas”.

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Até tinha um resultado parecido, mas não era o que o usuário estava querendo

Muito importante ressaltar que o primeiro resultado aparentemente tenha ligação com a pergunta, a matéria mostra como é a experiência de estar em uma olimpíada, mas como atleta, e não como um expectador.

Se você quer ter sucesso nas pesquisas informacionais, deve começar a ser bastante específico nas suas publicações, e responder a uma pergunta de forma mais eficiente do que os seus concorrentes. Ofereça conteúdos mais ricos, produza vídeos, comesse a trabalhar com áudios e podcasts, publique fotos exclusivas. Tudo isso para criar uma experiência melhor para seu visitante.

Somente para tornar as coisas mais claras, não significa que conteúdo longo não funcione, ou sempre irá funcionar. Todo profissional de marketing já sabe que o foco deve ser em número de palavras-chaves.

Você deve focar em termos do chamado cauda longa, ou seja, palavras que irão responder a perguntas específicas, como por exemplo “como criar um site”, ou se voltarmos para a área fitness, “como emagrecer sem uso de medicamentos”.

Perder algumas visitas será normal após a atualização, mas com certeza o seu novo público estará disposto a consumir o conteúdo que você está publicando, pois eles estarão ali por uma seleção de resultados muito mais apurada.

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Este foi mais um Mudando Mindset da Rock Pixel Digital, hoje te mostrando mais uma atualização do Google, e como isso irá impactar o seu negócio.

Grande abraço e lembre-se: você é do tamanho da sua mente!

Sucesso!

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