Facebook Horizon: um mundo alternativo que mistura realidade virtual e jogos

Facebook Horizon: um mundo alternativo que mistura realidade virtual e jogos

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Se desejar escutar o conteúdo dessa matéria em formato de áudio, o player abaixo fará isso pra você!
É só dar o play ▶️

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo, mas como todo o acesso a rede é gratuito, ela tem que se virar pra apresentar formas de monetizar este acesso.

Começou incluindo anúncios pagos nas timelines das pessoas, depois surgiram novas formas de anunciar marcas em outras formas, incluiu também anúncios pagos no meio dos vídeos, como já faz o YouTube a algum tempo, e agora está em pleno desenvolvimento de uma nova forma de interagir com as pessoas.

Se você teve algum contato com o Second Life, vai identificar bastante similaridades nessa nova plataforma.

A vida no Second Life não era lá aquelas coisas
A vida no Second Life não era lá aquelas coisas

Ou, se você é um aficionado por Minecraft, verá que essa nova plataforma seguirá muita coisa que foi criada ali, e terá condições de criar não só a sua casa, mas também grandes centros e até cidades dentro dessa realidade virtual.

Já o Minecraft teve muito mais sucesso como jogo
Já o Minecraft teve muito mais sucesso como jogo

Então vamos entender um pouquinho mais sobre esse desenvolvimento!

O que é o Facebook Horizon?

Esta é uma nova plataforma que está em desenvolvimento durante todo o ano de 2019, e o mercado está aguardando seu lançamento para o ano de 2020, mas ainda não se sabe uma data certa, pois o que foi divulgado pelo Facebook, é somente um vídeo, mostrando um pouco do que se espera com a plataforma.

O Facebook Horizon será um novo ambiente de imersão em Realidade Virtual (VR), e o nome Horizon será exclusivo para o uso, junto com o Óculos Rift, que é um óculos VR com headset, que foi concebido em 2012, comprado pelo Facebook em 2014, e começou a ser comercializado em 2016.

O Oculus Rift foi comprado pelo Facebook em 2014
O Oculus Rift foi comprado pelo Facebook em 2014

Pra começar a interagir, você vai poder criar seu próprio avatar, que seria a sua pessoa dentro do ambiente, e poderá configurar diferentes acessórios, como bonés, óculos, camisetas, mas não poderá usar calças!

AH MEU DEUS!!! TODO MUNDO VAI ESTAR PELADO!!!

Calma, não é isso, os “bonecos” do Facebook Horizon não terão pernas. Serão “pessoas” voadoras. Não me pergunte o por que!

O que posso criar no Facebook Horizon?

Você vai poder construir diversos objetos dentro da plataforma. Seguindo o modelo do Minecraft, você poderá construir ferramentas, plataformas, lugares, ambientes, e até cidades inteiras e completas!

A grande diferença entre todas as outras plataformas e jogos, é que utilizando o Óculos Rift, você terá uma total imersão da realidade virtual, e poderá pegar objetos com suas próprias mãos, “caminhar” (que no caso aqui será voar) livremente por todo o cenário, e visitar os ambientes criados por outras pessoas.

No Facebook Horizon você poderá fazer muitos amigos
No Facebook Horizon você poderá fazer muitos amigos

As possibilidades de interação que o ambiente virtual quer trazer, são infinitas. Os Horizons poderão assistir filmes, ler notícias ou participar de diversos minijogos entre amigos, como uma competição de aviões e até uma batalha de laser-tag na Lua.

As competições poderão ser feitas entre jogadores e entre equipes, e como já estabelecido em diversos outros mundos abertos, os personagens também podem realizar atividades que mais gostam de fazer, como pintar ou ouvir música, além de se unir a outros jogadores para resolver quebra-cabeças ou criar trabalhos em conjunto.

Como já acontece no Minecraft, o mundo aberto evolui junto com os personagens, e a partir do momento que os seus ambientes e construção vão sendo implantados, tudo vai sendo alterado em conjunto. As possibilidades são infinitas, podendo levar jogadores para a Lua, ou para outros planetas.

Posso ter privacidade no Facebook Horizon?

Como será um mundo aberto, espera-se que as pessoas tenham pouca privacidade para conversar, ou fazer atividades, mas em algumas publicações encontradas falando sobre esta novidade, está sendo informado que poderão ser criados ambientes onde somente pessoas autorizadas poderão entrar.

Não se tem muitas notícias sobre isso, então isto não é uma certeza, mas baseado nas ferramentas que o Facebook distribui atualmente, espera-se que tenha algumas ferramentas pra barrar a entrada de todo mundo, e selecionar sim, aqueles que podem entrar na sua festinha particular, por exemplo.

Além disso, se alguém estiver te incomodando, ou está com algum comportamento que você não aprova, poderá silenciar, bloquear e relatar os comportamentos que este jogador está tendo, e a equipe do Facebook terá acesso a tudo isso para intervir.

Você poderá criar ambientes particulares onde somente pessoas autorizadas poderão entrar
Você poderá criar ambientes particulares onde somente pessoas autorizadas poderão entrar

Poderei fazer qualquer coisa dentro do Facebook Horizon?

A resposta é: Calma, tudo tem moderação!

Existirão pessoas que irão vistoriar e moderar situações dentro do ambiente virtual. Eles estão já sendo chamados de Horizon Locals, e servirão tanto para acompanhar as pessoas que estão entrando no ambiente em tutoriais guiados, ajudar em situações onde possam surgir dúvidas, e também impedir comportamentos que não serão aprovados, como bulling e atitudes tóxicas que possam prejudicar a experiência de imersão das pessoas.

O Facebook Horizon é uma versão aprimorada do Second Life?

Em um primeiro momento, isto pode até parecer uma comparação inevitável, mas quanto mais pesquisamos sobre este assunto, mais começamos a detectar as diferenças gritantes entre as duas plataformas.

O Facebook Horizon pretende ser muito mais completo do que qualquer outro jogo que pretenda simular um ambiente virtual ou realidade aumentada.

Se divirta em jogos de realidade aumentada com os amigos
Se divirta em jogos de realidade aumentada com os amigos

Cada pessoa poderá ter a oportunidade de criar também, novas atividades e mini-games dentro da realidade virtual. Lojas e empresas poderão criar seus quartéis generais, e até vender seus produtos dentro da plataforma.

É muito provável também, que sejam criados cinemas virtuais nessa nova realidade virtual, onde você poderá reunir seus amigos de diferentes partes no mundo, para assistir com você um novo lançamento de Hollywood. Imagina que sensacional!

Se você não consegue mais reunir os amigos de RPG a muito tempo, pois estão em diferentes cidades ou países, isso pode ser concretizado nesse ambiente virtual! Olha que interessante!

As grandes marcas também já estão de olho nesta novidade, e especula-se que existirão painéis e espaços onde serão veiculados publicidades. As grandes marcas já estão cogitando montar suas mega lojas virtuais pra vender seus produtos.

Imagina entrar uma loja da Nike no Facebook Horizon, e ver um lançamento que nem foi divulgado por aqui ainda! Ou entrar no showroom da Ferrari e poder ter a experiência de ver de pertinho como são estas máquinas! Maravilhoso!

Explore novos ambientes e vá para a Lua ou outros planetas
Explore novos ambientes e vá para a Lua ou outros planetas

Como faço pra me cadastrar?

As possibilidades de utilização por parte das pessoas são inimagináveis, e de todos os lados o Facebook pode conseguir monetizar este projeto, mas por enquanto ele ainda é somente uma ideia, uma imaginação, pois ainda está em desenvolvimento.

Para você que já tem alguma experiência com desenvolvimento de jogos ou aplicativos, ou tem alguma experiência em games de mundo aberto para construir ambientes, você pode se cadastrar para que a equipe avalie seu perfil, e você possa fazer parte do desenvolvimento de todo esse ambiente.

Basta fazer o cadastro na página, e aguardar ser chamado!

Vídeo original de apresentação do Facebook Horizon

Gostou desse conteúdo? Fez a diferença para o seu negócio ou para sua equipe? Comente aqui em baixo e me diga como utilizou e que resultados obteve!

Acesse nossos canais e curta as nossas publicações.

Facebook: http://bit.ly/2W8buY0
Twitter: http://bit.ly/2VTBsd5
YouTube: https://bit.ly/2YNQseg
Instagram: http://bit.ly/2YQMEc6
LinkedIn: http://bit.ly/2YPpnr8
Messenger: http://bit.ly/2QrpuGt

Aproveite para comentar quais ideias teve, e como irá começar a colocar em prática.

Lembre-se de curtir o vídeo no YouTube, seguir o nosso canal e ativar o sininho para receber sempre em primeira mão as novidades.

Siga também a nossa página no Facebook, que trás sempre conteúdo exclusivo e relevante para seu negócio.

Este foi mais um Mudando Mindset da Rock Pixel Digital, e hoje trouxemos essa novidade em realidade virtual que o Facebook está trazendo, chamada de Horizon.

Grande abraço e lembre-se: você é do tamanho da sua mente!

Sucesso!

Gostou dessa matéria? Comente sobre a sua opinião!

Anúncio

Ultimas noticias

Pesquisar