Estratégias digitais no marketing digital para construtoras

Estratégias digitais no marketing da construção civil

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Atualmente as construtoras estão vivenciando uma nova fase na construção civil, que é uma área que vem crescendo cada vez mais no Brasil, após passar por duros períodos nos últimos anos.

Com os facilitadores do governo como o programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, o setor aumenta a demanda, fazendo com que seja responsável por 9,9% do PIB brasileiro, além de gerar mais de 10 milhões de emprego no país.

O crescimento da demanda de diversos setores e tipos de público para as construtoras, com certeza vai atrair a concorrência, e também aumentar a competição pelos clientes no setor, e com isso, se torna necessário atrair a atenção do consumidor para sua empresa. Mas como fazer isso?

Quais estratégias adotar no marketing digital da sua construtora?
Quais estratégias adotar no marketing digital da sua construtora?

A gente te conta nos capítulos a seguir.

Marketing digital para construtoras. Como fazer?

Para começo de conversa, é importantíssimo uma empresa da área de construção civil, desenvolver um site. Se a sua empresa ainda não sabe a importância dessa ferramenta, dá uma olhada em como funciona o algoritmo do Google, e como ele realiza a ordenação das buscas em sua página. Na verdade, a ferramenta é necessária para empresas de qualquer área.

Com o aumento de tráfego de buscas no mundo digital, ninguém mais usa uma lista telefônica para procurar um número de telefone. É tudo no Google. E se hoje a sua empresa não está no Google, ela praticamente não existe!

E onde você pode oferecer seu número de telefone para quem está procurando? No seu site.

O site é como um cartão de visitas, informações de contato levarão o consumidor ao seu encontro. Além do mais, um site é uma porta de entrada para quem busca conhecer mais sobre você e seus serviços.

O site também vai possibilitar a otimização de busca, o famoso SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Motores de Busca), que vai fazer com que as buscas por palavras-chaves relacionadas ao seu negócio, como por exemplo, “construtora em são paulo”, ou “apartamento na planta”, a sua marca seja a primeira a aparecer no topo dessas pesquisas, acima dos resultados dos seus concorrentes.

Estratégias digitais no marketing digital para construtoras 1
Palavras-chaves! Palavras-chaves! Palavras-chaves! Palavras-chaves!

Se você quer saber um pouco mais sobre SEO, e como o Google entende e indexa as palavras-chaves do seu site, leia essa matéria sobre como escrever conteúdo relevante.

A importância do SEO no marketing digital para construtoras

O SEO (Search Engine Optimization), como seu próprio nome diz é uma otimização que é feita no seu site, para que os motores de busca consigam encontrar as informações que os visitantes estão procurando, de forma mais simples, rápida e fácil.

Para você entender melhor o que ele faz, entenda como funciona o Google:

  • Ao fazer uma busca no Google, nós fazemos uma pergunta sobre o problema que queremos resolver, como por exemplo, “construtora em são paulo”. Dificilmente uma pessoa irá entrar na sua página buscando pelo nome da sua empresa, a não ser que ela já tenha tido algum contato com a sua marca.
  • Ao clicar em pesquisar, o Google faz uma busca em seus bancos de dados, para quais páginas tem os melhores resultados para o que esta pessoa estiver procurando.
  • Se você não tiver nenhuma menção dessa palavra-chave em seu site, não espere que o Google consiga mostrar a sua página para este resultado. É como uma pessoa entrar em sua empresa, que trabalha com construção civil, e perguntar se você vende martelo. Deve até ter um martelo perdido aí por dentro, mas você não vende isso.

Neste caso, o algoritmo do Google não só vai procurar essas palavras, mas também levar em consideração alguns fatores do site, como a rapidez do carregamento da página, se ela apresenta um conteúdo interessante para o usuário, quanto tempo cada pessoa passa nele, se é um site que se adapta em diferentes dispositivos de acesso como desktops, tablets e smartphones, etc. Quanto mais itens do ranking de busca do Google o site cumprir, mais a ferramenta de busca vai considerar o seu site relevante, e mais perto das primeiras posições a sua empresa irá ficar, fazendo com que mais pessoas encontrem seu negócio.

Estratégias digitais no marketing digital para construtoras 2
Finalmente um conteúdo interessante em meio a tantos resultados de busca

Desta forma, o SEO trabalha para otimizar essas buscas, uma vez que são melhorias tanto de código, quanto de estratégias de conteúdo para um site. Um conteúdo que traga informações importantes para os clientes, com palavras-chaves relevantes para o seu negócio, onde não vai só vender seu produto, como também ensinar como usá-lo. E para o Google isso é muito, muito priorizado.

Além disso, o SEO utiliza outros vários pontos para ligar o conteúdo do site com a busca do usuário: matéria com texto original, palavras-chaves equivalentes ao produto ou serviço que a empresa oferece, links internos que levem para outra matéria dentro do próprio site, links externos que levem para uma matéria fora do site, e também como os tópicos do texto são estruturados, também estão entre eles.

Redes sociais são uma das estratégias do marketing digital para construtoras

Você já parou para pensar que uma pessoa que quer construir, comprar ou reformar uma casa, tem uma conta no Facebook ou Instagram?

As redes sociais do Mark Zuckerberg dominaram o meio digital e qualquer pessoa, de qualquer gênero, idade ou classe social, e em qualquer lugar do mundo, possui uma conta em uma rede social, seja ela no Facebook ou no Instagram.

Se você quer atingir seu público-alvo, tem que marcar presença onde seu cliente está.

Quando falamos sobre construção civil, não basta apenas ter uma conta nas redes para ter a presença garantida entre os consumidores, é preciso publicar conteúdo que o seu público esteja querendo ver pra gerar engajamento. Esse engajamento acontece por meio de pessoas que interagem com a marca, curtindo as publicações, respondendo aos comentários, escrevendo depoimentos e compartilhando as postagens.

Essas pessoas são as responsáveis por levar segurança para quem está conhecendo agora a marca, até porque uma empresa de construção civil tem que se posicionar como uma marca responsável, forte, acolhedora e segura no mercado, já que construir ou reformar não é como comprar uma caixa de sabão em pó em que o investimento é pequeno.

Se aproximar do seu público nas redes sociais é fundamental
Se aproximar do seu público nas redes sociais é fundamental

Marketing para construtoras: como utilizar as redes sociais de forma coerente?

Mais do que estar presente nas plataformas do Mark, é preciso planejar. Desde conteúdo até investimento.

O que você pretende informar para a pessoa que querem comprar um imóvel? E para a pessoa que quer reformar?

Dependendo do tipo de público que a sua empresa se destina, o valor final pode ser o que mais importa para eles, ou também a qualidade dos materiais e dos acabamentos que o projeto exige. Para quem quer reformar, o prazo de entrega pode ser fundamental nesse processo. Essa é uma questão que é avaliada profundamente no planejamento de marketing que deve ser feito antes de abrir qualquer software de edição de imagem, e sair publicando qualquer coisa.

As informações que serão utilizadas para “alimentar” o seu público, devem ser coerentes com o que a empresa oferece, e com os objetivos que serão estabelecidos nesse planejamento. De nada adianta postar mensagenzinhas de bom dia, se isso não trouxe nada de interessante para o cotidiano de quem está querendo comprar o seu produto. Seu cliente vasculha a sua página porque quer saber o que você tem para oferecer, e se você tem a solução para o problema dele.

Por isso é importante saber exatamente o que seu público quer ver, para se destacar em meio à concorrência. Neste caso é imprescindível criar uma persona, ou seja, dar uma cara, uma personalidade e um nome para a pessoa que você deseja vender.

Depois da persona formada, ficará mais fácil segmentar os anúncios, seja ele no Facebook ou no Google.

Definir gostos e interesses da sua persona vai facilitar bastante o processo de criação de conteúdo
Definir gostos e interesses da sua persona vai facilitar bastante o processo de criação de conteúdo

No marketing da construção civil, vale a pena anunciar online?

Que pergunta é essa? Vale SIM! Vale MUITO!

A era digital fez com que as pessoas migrassem sua atenção para as telas dos celulares. Nessa matéria de 2014, já se falava como a televisão virou a segunda tela, perdendo a primeira posição para o smartphone. As pessoas hoje em dia deixam a TV ligada, para ficar mexendo no celular.

Antes de entrar na sua empresa, 70% das vezes essa pessoa já pesquisou sobre a sua marca na internet. Qualquer coisa que uma pessoa busca hoje, ela busca no Google. Seja um serviço, produto, endereço ou telefone.

Se uma marca quer ser conhecida, ela tem que estar na mente das pessoas. E a mente das pessoas está onde, se não na internet?

Qualquer tempo livre é a hora perfeita para checar stories, mensagens, publicações ou ver um vídeo sobre um assunto de trabalho ou outro assunto aleatório no YouTube. Por que não aparecer no feed do Instagram dessa pessoa que pediu a namorada em casamento, e vai precisa de uma casa para morar? Ou anunciar em um vídeo do YouTube sobre a inauguração de um novo parque na cidade, bem na frente do terreno que a empresa acabou de comprar pra construir um edifício de apartamentos?

Anunciar onde seu cliente está, é oferecer a solução de um problema que talvez ele nem tenha pensado em resolver ainda, e você já está resolvendo para ele.

Outra vantagem é que podemos segmentar os anúncios do Facebook e do Google, para as pessoas que realmente vão se importar com ele. É muito mais assertivo do que anunciar na TV, por exemplo, já que online você consegue estabelecer exatamente o público que a empresa deseja conversar, e oferecer os produtos e serviços da construtora, enquanto na TV, além de você atingir esse público, também estará anunciado para quem está mais preocupado em comprar uma máquina de lavar roupas naquele momento. É perca de tempo e dinheiro.

Já ouviu falar de ROI? Se não investe, não te ROI!
Já ouviu falar de ROI? Se não investe, não te ROI!

Outras estratégias de marketing para construtoras

Quando uma pessoa quer construir ou reformar com uma empresa de engenharia, ela quer ver os trabalhos realizados anteriormente, e também os depoimentos de outros clientes para garantir que está comprando um bom serviço. Isso se chama gatilho da aprovação social, que já conversamos aqui nesse blog.

Se você tem um vídeo que apresente a construção de uma casa, junto do depoimento do cliente que encomendou esse projeto, é uma estratégia para resolver essa questão. Ao ver alguém que tinha o mesmo problema que o dele, e teve uma resolução breve, sem esquentar a cabeça, vai trazer confiança para contratar a mesma empresa e ter os mesmos resultados.

Estratégias que demonstrem para o cliente como a construção vai ficar, também gera muita satisfação em quem acabou de comprar o serviço, e não vê a hora de ficar pronto. Nesse caso, a realidade virtual é uma aliada, já que vai conseguir mostrar pontos que em uma maquete seria impossível de ver, e também levar a liberdade de fazer mudanças por parte do cliente junto com o engenheiro, caso algo não esteja de acordo antes do início da obra.

Passear virtualmente pelos cômodos, ver como tudo vai ficar bem nos seus devidos lugares, e até já sentir o que dá pra fazer de decoração, é uma estratégia que muitas empresas da área da construção civil estão fazendo para impressionar ainda mais os seus consumidores, e acertar cada vez mais nos projetos.

Quer resultados? Venha para a Rock Pixel Marketing Digital.

Essas foram algumas dicas que nós trouxemos que podem auxiliar nas suas estratégias quando falamos de marketing digital para construtoras e para empresas ligadas a construção civil.

Claro que ainda existem muuuitas outras ferramentas e opções que podemos abordar em um planejamento mais completo. Tudo depende dos resultados que você quer trazer para a sua empresa, para que se possa criar estratégias e atingir o público-alvo de forma mais assertiva possível.

A Rock Pixel Marketing Digital vem inovando e trazendo novidades em estratégias digitais. Que tal termos uma conversa para aumentar suas vendas?

Assim nós podemos planejar exatamente o que você está buscando para a sua empresa. Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato:

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